10 pensamentos que ajudam um jogador de futebol a vencer

Os jogadores de futebol necessitam de treinos físicos mas também de treinos mentais que lhes possibilitem as melhores condições para vencerem os desafios da sua carreira. Em seguida vamos conhecer 10 pensamentos que ajudam um jogador de futebol a vencer:

1. “Eu sou capaz”

Para o corpo responder da melhor forma aquilo que pretendemos dele é necessário que lhe sejam dadas pelo cérebro as instruções adequadas nesse sentido. O jogador precisa de estar permanentemente mentalizado de que é capaz de atingir os objetivos a que inicialmente se propôs, essa é a mentalidade dos campeões. Daí a enorme importância de estabelecer objetivos a atingir, tendo em atenção que há que estabelecê-los de uma forma realista. Criar expectativas demasiado altas não é boa estratégia, o ideal é cada jogador ter a noção exata daquilo que é capaz e nunca desistir de conseguir aquilo que sabe ter competência para alcançar.

2. Dar sempre o seu melhor

Dar tudo por tudo dentro de campo e nos treinos é a forma de o jogador seguir pela estrada da vitória. Um jogador totalmente empenhado naquilo que faz e disposto a uma entrega incondicional ao futebol está no caminho certo para as grandes vitórias. O futebol não se faz com meias tintas, é necessária uma doação total e completa por parte do jogador e é pensando assim que se vencem dificuldades e se superam os desafios constantes do desporto-rei.

3. Fazer tudo aquilo que for necessário fazer

Para vencer nem sempre podemos escolher as tarefas que mais nos agradam e não podemos pôr de lado aquelas que consideramos menos prestigiantes por não se coadunarem com a imagem que pretendemos passar de nós. Um jogador de futebol muito talentoso que pretenda realmente ser um verdadeiro vencedor na profissão que escolheu não pode ter amuos ou ataques de vedetismo.
Ser um vencedor não é construir uma carreira baseada na sua pessoa. Os grandes clubes sabem que nenhum jogador por melhor que seja vence jogos sozinho. O essencial para vencer é ter mentalidade de grupo e humildade de se destacar pela positiva sem precisar de lutar para isso.

4. Acreditar nas capacidades de toda a equipa

Não é apenas em si mesmo que um jogador necessita de acreditar para se focar na vitória. Também é fundamental que reconheça o valor e a capacidade de toda a equipa. Formular pensamentos de confiança e valorizar o grupo vai fazer com que o jogador aquiete os seus anseios e acalme o seu nervosismo. Quando se faz parte de uma excelente equipa tudo fica mais facilitado e existem muito mais garantias de que o esforço despendido venha a ser coroado de êxito.

5. Vai correr tudo bem

Pensamento positivo e uma forma favorável de encarar os jogos, mesmo os mais complicados, é uma maneira de pensar muito importante para um jogador de futebol. Quando acreditamos que algo vai correr da melhor forma possível ficamos imediatamente mais confiantes e os jogadores de futebol precisam de toda a confiança que consigam arranjar.
Pensar de forma positiva sobre o que está por vir é uma estratégia muito utilizada por quem reconhece a importância de irradiar boas energias. Para aproximar um jogador das vitórias não há como confiar que elas vão de facto acontecer, e dar o seu contributo para que isso seja possível.

6. O jogo só está terminado quando o árbitro apita

Quando damos algo por perdido nunca se sabe o quão próximo se pode estar de o alcançar. Com os jogadores de futebol acontece o mesmo. Caso deixem de acreditar que a vitória é possível nunca saberão se ela era alcançável. Basta mais um esforço para chegar lá, é desta forma que os jogadores têm de pensar. Mais uma corrida, mais uma boa jogada, mais cinco minutos e pode ser que aconteça o golo salvador, o penálti que muda tudo. Há que nunca desistir, há que acreditar sempre. “Até ao lavar dos cestos ainda é vindima” diz o povo e bem.

7. Fazer uma boa leitura do jogo

Saber interpretar corretamente todas as nuances do jogo e ser capaz de ler nas entrelinhas das movimentações dos adversários é uma estratégia que oferece muitas vantagens aos jogadores que a sabem pôr em prática. Manter sempre presente o pensamento de que o futebol se joga também com a cabeça e não só com os pés vai ajudar bastante na luta pela vitória. Os jogadores de futebol necessitam de perspicácia e sentido de observação bem apurado, para conseguirem acompanhar fisicamente as jogadas em tempo real e ao mesmo tempo intuir mentalmente os passos que se lhes seguirão.

8. Desportivismo acima de tudo

Seja qual for o resultado final do jogo importa que o futebolista tenha presente o pensamento de que o desporto-rei é uma competição saudável e que importa também ser capaz de observar boas práticas desportivas dentro e fora de campo. Camaradagem, companheirismo e lealdade entre colegas, assim como respeito pelos adversários devem ser sentimentos sempre presentes no espírito de um jogador de futebol profissional. Embora as vitórias morais não vençam jogos elas contribuem indubitavelmente para alicerçar carreiras e para construir sólidas reputações.

9. Vontade de corresponder às expectativas

Os jogadores de futebol são depositários de muitas esperanças e de muitas expectativas quer da parte dos colegas de equipa, como da parte de treinadores, dirigentes, massa associativa, amigos, familiares e até do próprio jogador. Não desiludir a confiança neles depositada e ser capaz de proporcionar alegria e orgulho a quem deles espera bons desempenhos são pensamentos que quase todos os futebolistas acalentam, e que os ajudam a aproximarem-se da vitória, por eles e por todos os que junto com eles esperam e aplaudem.

10. Ambição e vontade de progredir na carreira

Pensamentos ambiciosos costumam ser bastante úteis para fomentar a vontade de ir anda mais além. A ambição, longe de ser um defeito de personalidade é antes pelo contrário, e quando não em exagero, um sentimento muito salutar que impele o jogador em busca de progresso e melhorias constantes. Pensar que ainda tem muito para progredir enquanto jogador, que o esperam contratos rentáveis e que a sua evolução no futebol depende em muito do desempenho dentro de campo são pensamentos que induzem o jogador a bater-se valentemente pela vitória.

São muitos e bem variados os pensamentos que um jogador de futebol deve ter para que lhe seja mais fácil alcançar a vitória. Importa treinar o corpo e a mente e acreditar até ao fim. Só quem não desiste chega a bom porto e só os jogadores que confiam é que vencem as partidas mais difíceis.

A sua votação: 
0
Sem votos